Os Karas - Livro 2: Pântano de Sangue - Pedro Bandeira
A série Os Karas, escrita por Pedro Bandeira, é, sem dúvida, a minha favorita da Literatura Brasileira Infantojuvenil. Os Karas são o avesso dos coroas e o contrário dos caretas, cinco adolescentes que enfrentam o crime como gente grande e desvendam os mais loucos mistérios.
ENREDO
O professor favorito de Crânio é assassinado em São Paulo e o mais inteligente dos Karas faz uma ligação do crime com o Pantanal mato-grossense, baseado em slides encontrados na casa da vítima. A princípio, tudo parece uma tremenda loucura.
Desacreditado e sem apoio do grupo, o gênio dos Karas vai sozinho atrás de pistas sobre o caso e... SOME! Isso mesmo! Crânio é sequestrado e dele só se é encontrada a gaita, sua fiel escudeira. Os Karas logo se arrependem de terem duvidado do menino mais inteligente do Colégio Elite e viajam até o Pantanal, junto com o detetive Andrade, no intuito de encontrá-lo. No Pantanal, eles se envolvem com índios, drogas, tráfico de animais, um tal Ente, que gerencia o crime no local, ouro roubado, o mistério das "formigas-paradas" e o misterioso Mike Sierrabrava. A aventura é de arrepiar!
SOBRE O LIVRO
Pântano de Sangue é o segundo livro da série Os Karas, e originalmente foi publicado em 1987. A edição mais conhecida foi feita pela Moderna, em 2014 (ver foto), e possui revisão de Nancy H. Dias. O autor, Pedro Bandeira, iniciou essa série em 1984, com o primeiro livro: A Droga da Obediência.
SEQUÊNCIA
Pântano de Sangue;
MINHAS IMPRESSÕES (CONTÉM SPOILER)
Amo os Karas e esse livro quase me causou um problema no coração. O enredo é MUITO BOM! Não fica um fio solto em toda a narrativa, sem contar que o mistério de quem é Ente, chefe do tráfico de drogas, de ouro e de pele de jacarés no Pantanal, move o leitor para dentro da história. Sem dúvida, é um dos melhores livros da série.
Cada livro trabalha um personagem. Em Pântano de Sangue, Crânio é quem move toda a narrativa, mas nenhum dos Karas perde o protagonismo. Aqui, Miguel e Crânio já começam a dar sinais de que estão apaixonados por Magrí. O detetive Andrade também está presente, como um verdadeiro pai e Chumbinho, o mais novo do grupo, dá uma aula de maturidade e coragem. Ele pilota um C-45. Vale a pena ler!
Bel
Comments