Os Karas - Livro 1: A Droga da Obediência - Pedro Bandeira
A série Os Karas, escrita por Pedro Bandeira, é, sem dúvida, a minha favorita da Literatura Brasileira Infantojuvenil. Os Karas são o avesso dos coroas e o contrário dos caretas, cinco adolescentes que enfrentam o crime como gente grande e desvendam os mais loucos mistérios.
ENREDO
Os Karas são descobertos por um menininho enxerido, Chumbinho, que agora exige ser inserido no grupo. Ao mesmo tempo, vários alunos de várias escolas de São Paulo estão, simplesmente, sumido. Miguel, sentindo-se pressionado, acata a ideia de ter Chumbinho na equipe, mas, sem que o menino saiba, pensa em formas de deixá-lo de fora da missão de salvar os colegas. Entretanto, Chumbinho também é sequestrado e agora, como um verdadeiro Kara, tem a missão de alertar os amigos sobre os perigos da droga da obediência e evitar que mais alunos sejam afetados por ela.
SOBRE O LIVRO
A Droga da Obediência é o primeiro livro da série Os Karas, e, originalmente, foi publicado em 1984. A edição mais conhecida foi feita pela Moderna, em 2014 (ver foto) e possui revisão de Elaine Cristina del Nero e Ana Paula Luccisano. O autor, Pedro Bandeira, iniciou a série dos Karas com esse livro.
SEQUÊNCIA
A Droga da Obediência;
Pântano de Sangue;
Anjo da Morte;
A Droga do Amor;
Droga de Americana!;
A Droga da Amizade.
MINHAS IMPRESSÕES (CONTÉM SPOILER)
Amo os Karas, mas amo mais Chumbinho. O menino é muito esperto! Nesse livro ele descobre o grupo dos Karas, os códigos Vermelho e Tênis-Polar, o oferecedor de drogas, consegue não tomar a droga e ficar lúcido a narrativa toda, evita que um dos meninos sequestrados tome a droga, manda um recado para Magri, deixa recado para todos os Karas, desconfia do policial certo e salva a todos num movimento certeiro. Se formos levar em consideração o que ele fez em outros livros então... Não tem para ninguém! Leiam e me contem se ele não é o Kara!
Porém, tenho que deixar meus aplausos para o líder Miguel! É ele quem descobre o verdadeiro cérebro por trás da maligna ideia de dominar a juventude.
Bel Lyé
Comments