A última faraó: um pouco mais sobre Cleópatra
Hoje, nós vamos falar dela: a maravilhosa, polêmica, inteligente e astuta Cleópatra. Ninguém melhor do que ela para ser assunto hoje, concorda?
Acredite se quiser, existem poucos registros da última faraó. Na verdade, a maior parte das informações foram escritas por Plutarco, um historiador e filósofo grego que nasceu 15 anos após a morte de Cleópatra. As biografias que ele escreveu sobre Marco Antônio e Júlio César, por exemplo, são fontes de grande parte de todas informações que possuímos hoje sobre ela.
ORIGEM
Cleópatra VII nasceu em 69 a.C, em Alexandria do Egito. Aos 18 anos se casou com o próprio irmão, que, na época, estava com 10 anos de idade, e se tornou uma das mais firmes faraós da história da Antiguidade. Ela aprendeu a governar num contexto de fortes ameaças, pois o Império Romano estava em expressiva expansão.
APARÊNCIA
Ao contrário do que se prega no Ocidente, Cleópatra não era uma mulher extremamente bonita, que conquistava tudo através da beleza e sensualidade. A representação ocidental descreve uma mulher branca, de olhos claros, pois do ponto de vista europeu a raça branca detinha toda possível forma de beleza. Entretanto, se pensarmos um pouco mais, perceberemos que esse não seria nem de longe o estereótipo de uma pessoa cuja origem é grega e egípcia. Além do que, os relatos de Plutarco destacam que a rainha chamava muito mais atenção por seu intelecto do que por sua beleza, que era extremamente comum (ver foto de abertura do texto).
FORMAÇÃO
Ela era muito inteligente e conquistava tudo e todos por isso. Falava latim, grego, árabe e egípcio antigo; estudou história, matemática, astronomia, filosofia e química; além de ser uma negociadora astuta e uma baita estrategista militar. Durante seu exílio no sul da Palestina, após ser acusada de tentar matar o irmão/marido no intuito de governar sozinha, Cleópatra conheceu Júlio César, com quem teve um romance, que, inclusive, gerou um filho: Cesário. Após a morte de Júlio César ela se envolveu com Marco Antônio, com quem teve três filhos.
MORTE
Você sabia que a rainha, além de projetar a própria morte, chegou a injetar o veneno em seu próprio corpo? Pois é, Cléo vinha sendo ameaçada por Otávio Augusto, sobrinho de Júlio César (será um “Casos de Família” da Idade Antiga? rsrs) por questões geopolíticas. Ela não aguentou e se matou. Daria para escrever um livro sobre Cleópatra, sabia?! Mas vou parar por aqui. Até breve!
Bel
Comments