Cursos fixos oferecidos em nossa escola:

 

METODOLOGIA DE ENSINO - "DANÇA DO VENTRE"

Cada estágio de aprendizado da Dança do Ventre em nossa escola recebe o nome de uma cor do arco-íris. Os estágios são chamados de véus.

Simbologia das Cores e Conteúdo Programático

"Vermelho simboliza aproximação, encontro. É uma cor associada a dinamismo, força, energia, movimento, coragem, esplendor, intensidade, vigor, glória, ação, alegria comunicativa, extroversão"
>> Conteúdo Programático Véu Vermelho:
Coordenação motora, dissociação corporal, ampliação da consciência corporal, correção postural, exercícios respiratórios, desenvolvimento de equilíbrio; exercícios para desenvoltura; expressão e interpretação; introdução a ritmos árabes; ritmo e tempo/espaço na dança

"Laranja simboliza o flamejar do fogo. É uma cor associada a força, luminosidade, energia, alegria"
>> Conteúdo Programático Véu Laranja:
Expressão e interpretação; movimentações de braços,; dinâmicas em grupo; dança de bastão; memorização e união de passos/movimentos; ritmos árabes.

"Amarelo simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções. É uma cor associada a iluminação, conforto, esperança, idealismo, espontaneidade, originalidade, expectativa"
>> Conteúdo Programático Véu Amarelo:
Desenvolvimento técnico para criação e composição de seqüências coreográficas (individual e em grupo); exercícios de intuição, sensibilidade, criatividade; correção de passos; musicalidade; improvisação.

"Verde simboliza a faixa harmoniosa que se interpõe entre o céu e o Sol. É uma cor reservada e de paz repousante e pode ser associada a abundância, segurança, crença, firmeza, coragem, liberdade, tolerância".
>> Conteúdo Programático Véu Verde:
Dança e cultura. Interpretação musical e expressão corporal.

"Azul simboliza movimentação para o infinito. É uma cor associada a verdade, intelectualidade, precaução, confiança".
>> Conteúdo Programático Véu Azul:
Introdução de movimentos complexos com interpretação musical e expressão corporal.


"Anil simboliza tranqüilidade. É uma cor associada a clareza, persistência, elasticidade da vontade".
>> Conteúdo Programático Véu Anil:
Ligações e transições nos movimentos; variações melódicas e rítmicas.


"Violeta simboliza identificação. É uma cor associada a calma, dignidade, transformação"
>> Conteúdo Programático Véu Violeta:
Aprofundamento dos estudos e aperfeiçoamento das técnicas; outros estilos de dança; novos ritmos árabes e seqüências/passos.

>> Conteúdo Programático Véu ARCO IRIS:
Estudos musicais, seqüências e passos; interpretação e expressão

 

CURSO DE DANÇA FLAMENCA


Aulas de 1h30 por semana

Nível 1: Iniciantes
Nível II: Básico 1, Básico II e  Básico III
Nível III: Intermediário
Nível IV: Aprimoramento

Duração: 06 meses/nível

O aluno só poderá receber Certificado mediante 80% das aulas freqüentadas.

 

 

 

METODOLOGIA DE ENSINO

1) Alongamento: preparar o corpo do aluno para praticar os  movimentos próprios da Dança, visando melhor desempenho e performance.
 Todos os Níveis.

2) Coreografia:  imergir os passos na música, por meio de um aprendizado contínuo, desenvolvendo senso de geometria de movimentos em grupo, senso de grupo, segurança, autodomínio, limpeza e clareza de movimentos, trabalho de expressão e interpretação dentro do Baile.
Todos os Níveis.

3) Introdução do Sapateado: desenvolver percepção rítmica e diferenciação dos elementos do sapateado, seqüências de sapateado  e o fundamental trabalho de “eixo”.
Nível: Iniciante e Básico I

4) Consciência Corporal: buscar o perfeito equilíbrio no trabalho de “eixo”, na postura para o Flamenco,  num processo de conscientização do espaço a ser utilizado para a introdução de piruetas e torções, de trabalhos de braços e corpo em linha contemporânea, exercícios sobre consciência masculina e feminina para o Baile Flamenco, práticas de transferência de peso e de coordenação motora. Todos os Níveis (variando em complexidade do Baile aplicado em Aula)

5) Acessórios para a Composição Coreográfica – Mantón e Abanico: aprender a utilizar acessórios para abrilhantar e agraciar o Baile Flamenco com  o charme e  a ousadia femininas. Nível II

6) Ritmo e “Compás”: desenvolver o senso, a compreensão e a absorção musical do ritmo através de exercícios práticos por meio de palmas e pés, e noções de percussão corporal.
Aulas práticas e teóricas de “base”, fundamental para a marcação de compassos,   de “identificação e associação melódica” dentro das escalas de tempo, além de “acentuações” das estruturas dos diversos ritmos flamencos.
Nível: II e Intermediário

7) Técnica de Sapateado – o Controle da Força: buscar o autocontrole para não permitir que o andamento do sapateado fique em desnível, caindo ou acelerando, visando a não comprometer todo o Baile.
Exercícios, seqüenciais para desenvolvimento de “intensidade” (forma pela qual  se vai acelerando gradativamente o Sapateado para finalizar um Baile), “limpeza” e harmonização do Sapateado.
Nível II e Nível III

8) Castanholas
Tocar as castanholas, instrumento que harmoniza e enriquece o Baile Flamenco
Nível III

9) Estudos Avançados: pesquisa e prática sobre a Dança Flamenca e sua evolução no tempo, vivências de Dança Contemporânea, criação de coreografias mais elaboradas, com estudos de cenografia e dramatização. Nível IV

 

A Dança Cigana é uma arte que expressa a liberdade e o culto à natureza e a seus elementos, traduz alegria e tradição, manipula energias e aumenta a auto-estima dos praticantes.

É uma dança ritualística, em que cada movimento e passo têm um significado.

Existem vários instrumentos utilizados na Dança, tendo todos eles significado e ritual próprios, assim como os movimentos das mãos e das saias também têm um sentido dentro do universo cigano.

METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas de Dança Cigana irão aos poucos inserindo movimentos e coreografias.

Durante todo o curso são indicados bibliografia, vídeos e filmes para pesquisa e aprendizado da cultura cigana.

 

 

O Curso possui 4 níveis de aprendizado:

INICIANTES:


 - mãos, braços e postura
- palmas e estalos de dedos
- o poder do olhar
- figurino cigano
- movimentos de saias
- os giros
- os cabelos e a Dança
- ritmo “rumba”

 

BÁSICO

- limpeza de movimentos
- mais movimentos de saia
-  echarpe
- pandeiro
- fitas
- leque
- véus

 

INTERMEDIÁRIO

- xale
- o "xale da rumba"
-  o punhal
- a dança do Fogo
- a dança do Casamento

 

AVANÇADO

- estudos de ritmos
- castanholas
- snujs
- criação de Coreografias
- estilos da Dança Cigana
- a influência das diversas culturas e países

 

 

O curso se desenvolverá oferecendo o aprendizado da técnica de forma lúdica e interativa

Além de aprender diversos ritmos, como samba de gafieira, bolero, forró universitário, pagode, samba-rock, bolero, soltinho, country e samba no pé, o curso oferece uma oportunidade aos participantes de ativar relacionamento social, melhorar condicionamento físico, desenvolver auto-confiança, combater a inibição e o stress.

A atividade da Dança estimula a coordenação motora e a habilidade de manter-se no ritmo, além de proporcionar desafios progressivos para que sejam desenvolvidas novas capacidades.

A Dança de Salão proporciona alguns benefícios para seu praticante, como por exemplo o combate ao stress e a ansiedade; a melhora da auto-estima e da sociabilidade; o estímulo dos músculos de forma suave, além de queimar calorias auxiliando na manutenção do peso corporal.

O papel do coordenador é fundamental no desenvolvimento do curso procurando respeitar as limitações dos participantes sem menosprezar suas capacidades.

 

ABORDAGEM:

-  princípios básicos da Dança de Salão (caminhar, postura, rotação do baile) e a história da Dança com os seus respectivos ritmos.

-  aulas práticas, em que os alunos começarão a aprender os passos separados e depois em duplas, juntamente com as respectivas técnicas de comando de cada passo para os cavalheiros e as damas.

- filmes sobre dança serão indicados aos participantes que queiram se aprofundar neste vasto universo cultural que é a Dança de Salão.

A declaração de participação será emitida aos alunos que freqüentarem 75% dos encontros (mensais).

 

 



Voltar ao topo da página